Ponte de Lima (Why visit)

Ponte de Lima é uma das mais bonitas e antigas vilas de Portugal. É conhecida como a “vila mais antiga” do país e também por ser das mais limpas e floridas.

É caracterizada pela sua arquitetura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima.

Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Condessa D. Teresa de Leão quem, em 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.

A ponte, que deu nome a esta terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, uma vez que era a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média. A primitiva foi construída pelos romanos, da qual ainda resta um troço significativo na margem direita do Lima, sendo a medieval um marco notável da arquitectura, havendo muito poucos exemplos que se lhe comparem na altivez, beleza e equilíbrio do seu todo. Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, muitos deles antigos, que descrevem a passagem por ela de milhares de peregrinos que demandavam a Santiago de Compostela e que ainda nos dias de hoje a transpõem com a mesma finalidade.

A partir do século XVIII a expansão urbana surge e com ela o início da destruição da muralha que abraçava a vila. Começa a prosperar, por todo o concelho de Ponte de Lima, a opulência das casas senhoriais que a nobreza da época se encarregou de disseminar. Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi, assim, somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico deste rincão único em todo o Portugal.

 

Também o Rio Lima foi em tempos indicado como sendo o mitológico “Rio Lethes” ou rio do esquecimento. Mitologia e geografia cruzaram-se num momento histórico, em 138 a.C., quando o general Romano Décimo Júnio Bruto Galaico se dispõe a derrubar o mito, já que o rio impedia a progressão da sua campanha militar na região. Atravessou o Lima sozinho e, da outra margem, chamou os seus soldados, um por um, pelos seus nomes. Os seus soldados, espantados pelo facto do seu general manter a memória, atravessaram então o rio, sem medo, claudicando o mito do Lethes.

———–

English version

Ponte de Lima

Ponte de Lima is one of the most beautiful old villages of Portugal and is located in the southern bank of the Lima, a small river with sources in Spain.

One of the oldest towns in Portugal (founded on 4 March 1125), it was historically significant as a Roman settlement in the road from Braga to Santiago de Compostela and Lugo, and the first place in Portugal getting a municipal charter.

Every second Monday, it holds one of the largest country markets in Portugal. In the second weekend of September, Ponte de Lima hold the Feiras Novas (the new fairs) for three days since 1826, granted by the Royal Provision of king Pedro IV of Portugal.

The attractive rural area around has the largest concentration of baroque manors in Portugal (Bertiandos, Brandara, Calheiros, and Pomarchão are among the best known); Some provide tourism accommodation. Ponte de Lima is also known in the region for its wine: Vinho Verde.

Ponte de Lima is considered the oldest town in Portugal, and is also considered the cleanest town in Portugal, and also one of the most flowered.

 

Alojamento local – Ponte de Lima